JAQUELINE SILVEIRA

Afagos marcam a despedida de Leite em Santa Maria

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alex Caceres (Prefeitura)

Em menos de uma hora em Santa Maria na manhã desta quinta-feira e a poucas horas de renunciar ao Palácio Piratini, Eduardo Leite (PSDB) participou do ato de assinatura da ordem de serviço da pavimentação de ruas do Bairro São José viabilizada com recursos do Estado.

Mas as atenções não estavam voltadas para as obras das vias que, claro, farão diferença na comunidade do Bairro São José, e sim no futuro do agora ex-governador. Isso porque em São Paulo, especulações davam conta que o governador de São Paulo, João Doria, desistiria da pré-candidatura do PSDB a presidente, e Eduardo Leite seria o nome para substituí-lo.

Mas Leite se desviou de entrar em polêmica, mesmo sabendo que ele seria quem assumiria o lugar de Doria. "Não vou comentar algo que está no campo da especulação ainda", desconversou, cuidadoso com as palavras.

E continuou com o suspense sobre seu futuro. Em caso de não disputar à Presidência, Leite pode concorrer a governador ou a senador. Não descartou nenhuma das possibilidades, como disse em sua manifestação: "Eu ainda não sei o que a política me reservará, mas eu não deixarei de participar desse processo em benefício do Brasil e do Rio Grande do Sul. Não somos uma ilha isolada, respeitadas todas as posições políticas", afirmou, deixando o futuro em aberto.

No ato, o prefeito Jorge Pozzobom e seu vice, Rodrigo Decimo (União Brasil), entregaram bandeiras do município e do Brasil ao governador e ele recebeu o título de "Amigo de Santa Maria." O chefe do Executivo da cidade fez um agradecimento a Leite pela atenção com Santa Maria e pelos recursos destinados para o Coração do Rio Grande. E claro, Pozzobom tocou no assunto da possibilidade de Leite disputar a Presidência, ao desejar sorte ao companheiro de partido. "Quem precisa de sorte é o Brasil e nós precisamos de uma alternativa", afirmou Pozzobom.

A assinatura da ordem serviço das obras foi, na verdade, um ato político de agradecimento para com o governador, e Leite, por sua vez, veio prestigiar um dos principais municípios administrados pelo seu partido. Depois, o governador seguiu para sua terra natal, Pelotas, onde se despediu das agendas no interior ao lado da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), com que tem grande afinidade política.   

Prefeito da região renuncia ao cargo para concorrer a deputado federal

ELOGIOS A POZZOBOM

Na sua rápida passagem por Santa Maria antes de deixar o Palácio Piratini, Eduardo Leite fez questão de valorizar o trabalho do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Começou dizendo que "nós nunca vamos ser unanimidade, ninguém é unanimidade" para logo em seguida elogiar Pozzobom pelo "entusiasmo com que trabalha" em defesa da cidade.

"Eu preciso fazer um registro que a cidade precisa saber disso: como eu disse, pode não ser unanimidade, pode muita gente não gostar, mas uma coisa não pode desprezar: trabalha, se dedica e é apaixonado pelo que faz", destacou Leite, sobre Pozzobom.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Boatos sobre renúncias de prefeitos se espalharam nos últimos dias Anterior

Boatos sobre renúncias de prefeitos se espalharam nos últimos dias

Prefeito da região renuncia ao cargo para concorrer a deputado federal Próximo

Prefeito da região renuncia ao cargo para concorrer a deputado federal

Colunistas do Impresso